Cocô e xixi no lugar errado: o que fazer?

Cocô e xixi no lugar errado: o que fazer?

Cachorro, Cuidados, Dicas

E quando você acha que a adaptação de seu filhote em casa está a um passo de acabar, que ele está crescendo e aprendendo tudo direitinho, ele volta a fazer suas necessidades fora do tapete higiênico, nos lugares mais improváveis possíveis. O que fazer nestas circunstâncias?

Essa mudança de comportamento de seu pet pode acontecer por problemas de saúde, como a cistite e urolitiase, doenças do trato urinário,  mas na maioria das vezes voltar a fazer suas necessidades pela casa é uma resposta à falta de atenção ou à  necessidade de marcar território. Nestas situações, a única saída para melhorar o comportamento de seu pet é a paciência. Broncas e gritos são interpretadas pelos cachorros de forma equivocada e não surtem efeito.

O primeiro passo nesta nova adaptação é realizar uma reflexão: até que ponto você está atendendo as necessidades de seu cachorro de estimação?  Muitos tutores acham que é suficiente alimentá-lo e brincar no fim do dia, mas esquecem-se que seu cão passa a maioria do tempo do dia sozinho e que precisa gastar suas energias. Todo esse amor recebido gratuitamente precisa ser correspondido à altura!

Uma dica valiosa é nunca deixar o “banheiro” de seu pet em áreas de grande circulação na casa. O ideal é sempre colocá-lo em áreas periféricas e  distante de sua caminha, água e comida. Neste novo período de adequação, vale também dar opções ao seu animal de estimação, posicionando alguns tapetes higiênicos em locais estratégicos da casa.

 Quando ele fizer no lugar correto, sempre o elogie e  recompense com um petisco, reforçando seu comportamento positivamente e lembre-se de deixar o tapete higiênico sempre em condições de uso. Eventualmente, quando acontecer algum “acidente”, morda a língua e segure a bronca! Retire-se e realize a limpeza do local quando seu cachorro não estiver por perto.

Outra forma de lidar com essa nova adaptação é acompanhar a rotina de seu cãozinho. Geralmente, quando ele começa a se afastar de você, rodopiar e farejar é que a vontade de ir ao banheiro está chegando. Quando detectar esses três tipos de comportamento, coloque-o sobre ao tapete e aguarde um tempo. Caso ele não faça nem o número um ou o número dois, leve-o de volta ao lugar onde estava. Se fizer, elogie-o e não dê petiscos das primeiras vezes. Quando perceber que isso está tornando-se um comportamento natural, introduza novamente os petiscos para cachorro no programa de recompensas!

Nas duas unidades da loja MaisPets, você encontra uma série de produtos para ajudar você nesta empreitada, como tapetes higiênicos, condicionadores de comportamento e desinfetantes especiais que neutralizam odores. Não deixe de conferir!

Imagens: Reprodução.

Publique o seu comentário