cuidados com a saúde bucal canina

cuidados com a saúde bucal canina

Cachorro, Cuidados, Dicas

Você chega em casa após um dia de trabalho e é recepcionado com toda aquela alegria por seu cachorro. Entre brincadeiras, corridas,  lambidas e leves mordidas, um mau cheiro surge vindo de sua boca. Infelizmente, os problemas dentais e o mau hálito não atingem apenas seres humanos e cuidar da saúde da boca de seus filho de quatro patas é necessário.

A placa bacteriana é a grande vilã que  pode atrapalhar muito a saúde bucal dos cachorros! Muitas vezes, o problema do mau hálito é atribuído ao estômago do pet, quando na verdade é a ela que já está em estágio avançado.  Os restos de carboidratos provenientes da alimentação são um terreno fértil para bactérias, transformando-se na porta de entrada para o mau hálito, gengivite e  infecções orais.

Caso elas não sejam cuidadas a tempo, pode ser necessário a extração de dentes. Em situações mais extremas, as bactérias provenientes dessas enfermidades podem atingir a corrente sanguínea de seu pet  e afetar seus órgãos vitais, como coração e rins.

Anteriormente, acreditava-se que alimentos secos e brinquedos feitos em materiais duros conseguiam promover a total limpeza da dentição. Completo equívoco! A ração quebra-se quando os dentes do cão atingem sua superfície e a mastigação de materiais duros pode fraturar os dentes e  ocasionar o sangramento de suas gengivas.

A maior questão aqui é realizar um tratamento odontológico preventivo e evitar  que os problemas na boca do cachorro cheguem a existir e passe longe de pastas de dente convencionais,  para limpar a dentição e a boca de seu animal de estimação! O flúor, substância que faz parte de sua composição, pode causar gastrite no cães. O ideal consultar o veterinário para a prescrição de uma pasta de dente especial e produtos que auxiliam na manutenção de sua saúde bucal.

Com ingredientes que auxiliam na diminuição da halitose, a Solução de Higiene Oral Pet Society protege dentes e gengivas, ajudando na remoção do tártaro e placa bacteriana.

Podendo ser aplicada com uma gaze ou uma escova  de dentes especial, a pasta dental Virbac promoverá a completa limpeza dos dentes de seu animal de estimação.

A escovação de dentes de seu cachorro deve fazer  parte de seus cuidados diários, sempre de forma tranquila, sem a utilização da força. Quando feita desde filhote, ao invés de transformar-se em um momento ruim, será uma ocasião de carinho e atenção.  Lembre-se sempre de acariciar seu pet durante o processo, para que ele faça uma correlação positiva. Ao final premie-o com um petisco pelo bom comportamento.

Uma forma mais prática de cuidar da boca e dentes de seu cachorro é incluir em sua dieta alimentos que possuam hexametafosfato de sódio (HMP). Encontrado na composição de muitos produtos alimentícios para cães, ele permanece até 12 horas em sua saliva, funcionando como um preventivo contra a placa e a formação de tártaro.

Imagens: Divulgação.

Publique o seu comentário